Sim, nós sabemos que a pandemia foi e continua sendo um baque gigantesco na vida de todo mundo e que muita gente está tendo grandes dificuldades em manter seus negócios abertos, mas viemos aqui para trazer uma luz no fim desse túnel, um artigo com quatro passos para te ajudar a crescer durante a pandemia.
Só um aviso: não vai ser fácil e essa não é nenhuma fórmula mágica. É apenas um apanhado de boas práticas feitas pela grande maioria dos negócios que está conseguindo prosperar durante esse período que não vemos a hora de deixar no passado.
1. Trabalhe duro e focado
Já avisamos que não ia ser fácil. O primeiro passo é não desanimar. Quem conseguir passar por esse período terá uma grande vantagem competitiva quando as coisas começarem a se estabilizar. Só que você vai ter que trabalhar mais e com mais inteligência. É hora de arregaçar as mangas e fazer sua empresa prosperar. Vamos elencar aqui uma sequência de ações que você precisa tomar para fazer seu negócio sobreviver e crescer. Então invista mais tempo de trabalho focado e as coisas irão melhorar.
Analise seus produtos e serviços
Faça uma análise de quais são suas maiores e melhores fontes de renda. Quais produtos ou serviços sua empresa mais vende ou geram mais lucro. É hora de trabalhar com inteligência e foco apostando naquilo que te traz mais retorno.
Conheça seus clientes
Você já sabe quem é seu cliente ideal? Não se desespere se você ainda não tem essa resposta. Já que você se comprometeu a trabalhar mais, adicione tempo de trabalho para entender quem é seu cliente perfeito. Procure em sua lista de clientes as suas principais características em comum: sexo, idade, renda, estado civil, hábitos, tudo o que possa ser usado para descrever uma pessoa que personifica seu cliente ideal. Chamamos essa personificação de seu cliente ideal de persona e falaremos sobre isso em outra oportunidade.
Com essa resposta em mãos, chegou a hora de buscar esse cliente com eficiência.
Divulgue com inteligência e faça retenção
Tendo em mãos qual seu produto mais rentável e quem tem a maior probabilidade de comprá-lo chegou a hora de impulsioná-lo. E… POR FAVOR, não entenda impulsionar com o botão impulsionar do Facebook, que agora chama “turbinar”. Quando falamos impulsionar falamos em divulgação.
Onde há espaço para encontrar novos clientes? Pode ser em redes sociais, em grupos de WhatsApp, no seu círculo de amigos e amigos dos amigos (a indicação é uma das melhores formas de promover seu negócio). O importante aqui é você trabalhar duro na aquisição de novos clientes e reter os atuais.
É muito mais fácil vender novamente para um cliente antigo que conquistar um novo. Pegue aquela lista de contatos de clientes e divulgue para eles. Mostre que seu negócio está aberto, se for possível faça alguma promoção. Faça seu cliente lembrar de sua empresa. Ah, e uma coisa muito importante: não deixe esse contato esfriar. Tenha uma comunicação constante com seus clientes, não deixe que eles esqueçam de você e eles sempre voltarão!
2. Tenha parceiros
Lembre-se: não é só você que está tentando nadar até a superfície. Existe uma infinidade de outros negócios que também estão brigando para conseguir manter as portas abertas (mesmo que metaforicamente).
Encontre empresas de atividades complementares à sua e trilhem essa jornada juntos. Vocês poderão prospectar juntos, compartilhar clientes, e ainda terão alguém para buscar apoio durante esse período difícil. Juntos vocês chegarão mais longe.
Um exemplo disso é o que tem acontecido com alguns restaurantes de renome na cidade de São Paulo. Para se reinventarem durante a pandemia uniram forças e criaram menus diferenciados combinando receitas de cada um deles. Não só isso, como também uniram suas cozinhas e o serviço de delivery, Essa ação inteligente reduziu os custos operacionais e deu a oportunidade dos seus clientes continuarem comprando no seu restaurante favorito e degustarem novos sabores.
3. Não procrastine
A procrastinação é a essência da autossabotagem. É hora de agir rápido. O que deve ter em mente:
-
- Não deixe pendências acumuladas. Elas podem virar uma bola de neve e será mais difícil para resolvê-las no futuro.
- Você tem duas escolhas a fazer: começar pelo mais difícil, e o resto será fácil ou começar por pequenos esforços que serão pequenas vitórias que te impulsionarão a continuar rumo ao seu objetivo. O que quer que funcione melhor para você, mas apenas comece.
- Perfeccionismo é uma forma de procrastinação: feito é melhor que perfeito.
4. Faça SEO local
Se o seu negócio é local fica muito fácil atrair novos clientes até ele usando o poder da otimização para mecanismos de busca baseados em geolocalização.
Os resultados de buscas aparecem baseados nos estabelecimentos próximos ao local de quem está buscando. Sempre que alguém fizer uma busca sobre seu produto ou serviço, ele atrairá visitas ou ligações de clientes em potencial, isso se ele estiver bem posicionado com SEO local. Algumas ações que você deve tomar para garantir isso:
-
- Aproveite para atualizar sua página do Google Meu Negócio ou crie uma imediatamente se ainda não a possui.
- Busque sempre obter avaliações positivas, pois elas contam muito para melhorar seu posicionamento.
- Tenha seu endereço e telefone em sua página de contato.
- Coloque um botão “clicar para chamar”. Muitas pessoas fazem a busca pelo celular e é muito fácil realizar uma ligação se só o que precisa é clicar um botão.
Hora de agir
Esses 4 passos são essenciais para que você comece a jornada de crescimento de sua empresa durante a pandemia. É importante que você tome uma atitude e coloque o plano em movimento, pois parado não irá a lugar nenhum.
Se após ler esse artigo você ainda se sente perdido, sem saber como começar, temos uma luz ainda mais brilhante no fim desse túnel. De todos os passos apresentados aqui, o único que não podemos te ajudar é o “não procrastine”. Então, deixe de procrastinar e agende já uma conversa conosco. Vamos ficar muito felizes em ajudar sua empresa a prosperar, mesmo nesse cenário adverso.
Somos uma agência de marketing digital e essa é a nossa especialidade.